Gestão de Banca vs Gestão Emocional

Mais um tema para os nossos debates que certamente é também controverso. Pois bem, vamos ser sinceros, grande parte de nós tem uma noção clara que é fácil ganhar dinheiro com o trading. No entanto a maior parte dos traders que conheço não consegue fazer dinheiro a longo prazo. Motivos? Ganância, recuperação de reds descontrolada, etc.

A grande questão aqui é, o que devemos fazer para ganhar dinheiro a longo prazo? Uns irão dizer uma grande gestão de banca, outros um grande controlo emocional, outros ambos. Mas não são ambos a mesma coisa? A minha opinião: NÃO!

Antes de explicar o meu ponto de visto, quero deixar claro uma coisa, não sou o dono da verdade, tudo o que digo é subjetivo, e tem como base os meus anos de trading e a experiência que fui ganhando.

-> Voltando ao tema, para mim uma grande gestão de banca é muito diferente de um grande controlo emocional. Digo isto pois creio que podemos ter um grande controlo emocional e mesmo assim perder dinheiro devido as quantias apostadas. Parece lógico, mas noto que muita gente confunde estes dois aspetos. Creio que ambos os fatores são importantes e estão interligados.

-> Gerir uma banca é muito simples. Sei que existem métodos complicados, onde as % são calculadas ao pormenor, no entanto não vejo que isso seja necessário. Pessoalmente gosto de trabalhar no MÁXIMO com 10% da banca num jogo. E creio que esta quantia é a ideal. Muitos vão dizer que é diferente trabalhar com 20k ou com 20 euros. Sim a responsabilidade é outra, é a única diferença. Não existe desculpa para apostar mais que 10%. O que de fato conta no trading são % e não quantias. Quem não entender isto dificilmente fará dinheiro. Acreditem, hoje 20 euros é pouco, mas 1000 euros mais tarde também o serão. Falo por experiência própria. Nós temos sempre noção que estamos apostar pouco. No entanto é crucial sermos fieis ao nosso método de gestão de banca.

-> A grande questão agora é, o que é mais crucial, uma grande gestão emocional ou uma grande gestão de banca? Para mim, uma grande gestão de banca. Devemos trabalhar como máquinas. Sei que é complicado seguir o método de gestão de banca quando os resultados não ajudam, mas aqui é que se distinguem os 95% dos que perdem dinheiro, dos 5% que ganham. Pensam que não tenho períodos maus? Claro que tenho! No entanto sou fiel a minha gestão de banca. Vejo alguns traders darem uma imagem errada do que isto é. Apenas mostram lucros, parece que reds não existem, reparem, para mim seria melhor e mais fácil manter esse discurso também, ainda para mais sendo a cara deste projeto. No entanto não quero. Prefiro que todos aqui tenham noção que no nosso trajeto vamos perder também algum dinheiro.

-> Resumindo, penso que ambos os fatores são essenciais, no entanto a parte técnica, ou seja a gestão de banca é mais vital. A gestão emocional é muito mais complicada. Poucos traders no mundo conseguem dominar completamente as suas mentes, no entanto a gestão de banca correta complementa pequenas falhas.

-> Deixem a vossa opinião sobre este tema. Falem da vossa experiência.
TÓPICO NO FÓRUM ONDE O DEBATE ESTÁ LANÇADO AQUI!

Criador do PicksDazer.Com. Apaixonado por futebol e apostas de valor.
>