Picks Dazer - Trading e Apostas

A minha maneira de trabalhar, por O_Cão

O_Cão

« em: 04 de Outubro de 2011, 13:14 »

De seguida irei publicando as minhas tecnicas, sistemas e tacticas e actualizando-as...

Convido todos a questionar e criticar o texto aqui apresentado! ;D :P
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 13:20 por O_Cão »

O_Cão

Re: A minha maneira de trabalhar, por O_Cão
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2011, 13:14 »
Match odds - Sistema / Notas / Erros / Solucoes / Tacticas
→ Saber quando: Nao saber?! Nao fazer nada!
 → Em vez de deixar o back (e ver o red aumentar) →  fazer lay (quando conveniente, aproveita-se a subida da odd e faz-se green ainda maior se houver golo), nunca se deve deixar ficar agarrado a uma posicao, deve-se ajustar sempre a posicao.
 → Iniciar um trade so com a certeza que vai ser ganhador. Se se iniciar um trade e passado um momento se tem medo que se vai perder normalmente e porque se vai perder e entao deve-se fechar a posicao. 

Preparacao (estatistica/prognostico):
PREPARACAO:
 → Jogos teem que ser preparados no dia anterior com antecedencia, OBRIGATORIAMENTE! E o calendario semanal feito as segundas sem falta.

SELECCAO:
 → Nao fazer mais que 1, 2 ou 4 jogos por dia garantindo assim a seleccao dos melhores jogos, tentar nao fazer mais que 14 jogos por semana)
 → Evitar ao maximo jogos amigaveis → so quando nao ha mais nada! Fazer poucos jogos previne contra dias de azar, nao te expoes tanto logo proteges a banca e maximizas o profit.
 → Fazer seleccao semanal as segundas-feiras (dia em que ha menos jogos) e seleccionar os jogos entre mais provaveis e menos provaveis atribuindo uma nota/valor de risco a cada um, Nota de Nivel de confianca de 1 a 10 – fazer so os jogos com nivel 7 no minimo.
 → Escolher melhor os jogos apostando mais em equipas top de boas ligas (dar sempre preferencia a jogos de espanha, inglaterra, alemanha e portugal). Todos os jogos devem ser seleccionados e avaliados e analisados 2 vezes no minimo (garantindo assim que se trabalha nos jogos com maior valor do dia/semana.)
 → Quando existem varios jogos ao mesmo tempo com apostas de valor ter sempre preferencia pelas melhores equipas  →  prioratizar os mais importantes/equipas de maior qualidade,etc...
 → Deve-se aumentar a stake e reduzir o numero de jogos que e EV+, nunca fazer mais que 1 jogo ao mesmo tempo.
→ Nao entrar em mercados com gaps e pouca liquides pois nao rende estar a entrar e sair do mercado.

RECURSOS A CRIACAO DO PROGNOSTICO:
 → Sites de estatisticas (soccerway.com e outros...), apostas (betfair.com) e noticias (newsnow.co.uk, abola.pt, etc...).
 → Fichas com o calendario do dia e semana e ficha de jogos LIVE, em que escrevo breves resumos e o desenrolar de cada jogo, ajuda a disciplina e organizar as ideias.
 → Os meus livros com notas dos clubes: manuais com separadores com uma seccao para cada clube com apontamentos de observacoes feitas durante o jogo, noticias, resultados, forma actual, declaracoes, noticias, etc..

Dados estatisticos considerados de valor quando elaborando um prognostico:
HeadtoHead + Forma actual das equipas (ultimos jogos) +
 → Ultimos jogos com o adversario do jogo / Head to Head.
 → Ultimos jogos em casa/fora.
 → Ultimos jogos com equipas do mesmo nivel / da mesma zona da tabela classificativa.
 → Importancia do jogo (amigaveis, campeonatos, seleccoes, etc...) → diferentes motivacoes- dif. Resultados – dif. entrega dos jogadores e motivacao.
 → Factor casa: ha equipas que sao muito fortes em casa e fazem disso o seu ponto mais forte, Muito importante,  o factor casa tem sempre um peso enorme na grande maioria dos jogos.                                                             
 → Factor treinador, o treinador pode ser um factor muito importante se for um bom treinador e conhecido, o facto do treinador ser mediatico incute mais respeito aos jogadores fazendo assim com que lhe obedecam mais e acreditem nele.                                                       
 → 11 inicial/lesoes/Forma de jogadores chave – Muito importante: a ausencia de um ou mais jogadores chave  faz na maioria dos casos uma grande diferenca.
Ambiente do estadio, ambiente no estagio, como viajaram, estadio;

Um bom prognostico:
 → Estatisticas a favor ( HeadtoHead + boa forma recente + Favorito + Casa + Competicao) + Bom comeco de jogo = PROFIT

GESTAO DE BANCA    ( RISCO ↔ STAKE )

→ Definir o nivel de confianca do prognostico sempre antes do jogo e consoante a confianca no prognostico assim ajustar a stake (% maxima da banca a por em risco).

Nao estas autorizado para ver links. Regista-te ou Faz Login

CONTROLO DO RISCO ATRAVES DO USO DE VARIOS MERCADOS
O lema e: “Nao deixar os ovos todos no mesmo cesto pois se ha merda partem todos”.
 → Deve-se procurar sempre que possivel repartir o risco entre mercados mas nao aumentando a responsabilidade, procurandeo mantela, (por exemplo num jogo de stake de 5%  →  usar 2,5 % em dois mercados).

LIVE(conjugacao de mercados)
Fazer sempre que possivel apostas no:
→ Correct score.
→ Under/Over.
→ como no match odds → conjugar os mercados quando conveniente.
→ outros...

Bons mercados a usar:
Match odds: mercado em que tenho mais experiencia e melhores resultados, nao se deve ficar pegado so a este mercado pois ha jogos em que compensa  ficar de fora do Match odds e entrar noutros mercados.
Overs/unders: mercados em que tenho alguma experiencia, tenho uma rentabilidade muito maior neste mercado quando as apostas sao feitas in-play na 2 parte principalmente ou quando de inicio mas so quando conjugado com outros mercados como o match odds.
Half-Time: mercado em que nao me saio muito bem, corre melhor quando as apostas sao feitas in-play quando estou 100% convicto.
Half-time score: nao tenho muito sucesso neste mercado, bom para jogos em que se tem a certeza dos resultados e lay 0-0 HT, etc... derbys e jogos de nivel de confianca elevado, jogos em que se tem 100% certeza havera golos na 1 parte
Correct Score: mercado em que nao tenho apostado muito, ja o usei mais e sei das potencialidades, testar mais.

ESPACO DE MANOBRA PARA QUANDO CORRE MAL
 → Nunca se deve apostar todo o stake para esse jogo logo de inicio, se tenho um jogo de nivel de confianca medio que e 5% da banca de stake entao deve tar guardado sempre mais 2,5% da banca para ser usado nesse jogo em caso de as coisas correrem mal, se e um jogo de nivel de confianca elevado entao as % serao superiores, percentagem esta que se em caso do palpite se confirmar em live e nao se prever ter que vir a usar essa % para remendar entao essa % deve ser usada para reforcar a posicao inicial.

Execucao
 → Jogos em que se tem a certeza de quem vai ganhar (com nivel de confianca elevado) deve-se entrar logo no mercado no inicio do jogo pois o golo pode acontecer a qualquer momento.
 → Jogos devem ser feitos entrando e saindo do mercado em cantos e livres mas com confianca na analise & prognostico.
 → Quando corre mal: (nao corre como esperado RED/WASTE):
 → Saber parar 5 minutos  Take a step back  Pensar  ACCAO (se forem encontradas odds de valor.
 → Se nao se encontrar odds de valor  Saber nao fazer nada!

CONFIRMAR A TENDENCIA EM LIVE:
Observar mais e melhor a diferenca entre:
atacar  ← e →  atacar com perigo de golo.
Apostar so em equipas que comecam bem!

DISTRACCAO: Andar a olhar para outras coisas como janelas, forums, chats ao mesmo tempo que fazendo trading e sendo assim apanhado/prejudicado.(ex: apanhado fora do mercado).

PACIENCIA: Saber ter paciencia. Saber que as oportunidades hao-de aparecer e podem aparecer a qualquer momento.  → Saber esperar por elas → Saber estar pronto para poder aproveita-las!

Controlo emocional:
 → CRENCAS – alinhadas com os –  DESEJOS  →   “Eu sou um trader consistente e com sucesso!”
 → E necessario transformar as crencas e observar os proprios pensamentos objectivamente.
 → E necessario encontrar um equilibrio:
 → Sequencia de profits/greens = excesso de confianca.
 → Sequencia de losses/reds = medo.
 → NO EXPECTATIONS → VER A REALIDADE → SEGUIR A INTUICAO!
 → Cut losses ↔ Let profits run  (reduce expectations!) - Change the way I think -- eliminate the potential that the market is going to disapoint you.

Confianca / controlo emocional:
 → E necessario agir com confianca quando corre mal e quando corre bem (um dos segredos para ter confianca e fazer um bom estudo previo do jogo).
 → Parte importante da confianca tem a ver com o staking method (ex: quando se aposta mais do que se deve (+10%) = indutor de erro).
 → E imperativo ter sempre em mente que amanha e outro dia e que muitas mais oportunidades virao!
 → E preciso estar sempre preparado para o red (saber que pode acontecer em qualquer jogo e aceita-lo com tranquilidade pois faz parte).

LIVE
→ Quando um jogo comeca ha-que saber distinguir um 0-0 de um 1-0/0-1 → Indicadores sao: maneira como jogam, quantidade/qualidade de ataques com perigo de golo/bolas ao poste, etc...
 → Fechar/abrir nos cantos e livres “sempre”.
 → EM LIVE: O que interessa e a minha opiniao! Nao interessa mais nada!

A seguir ao golo
 → Fazer back/lay a quem marca (quando conveniente, periodos de ataque, cantos e livres quando a odd mexe poco, periodos de controlo do jogo/ataque. Continuar nos jogos em que se faz green sempre nem que seja so em lances de bola parada.

LIVE (continuar a seguir ao 1golo)
 → Ir apostando sempre ate ao fim, nem que seja com 10% do stake sempre que seja conveniente → tentar aumentar o green /diminuir o red, (tentar sempre acabar em green ou even - sempre que os jogos tenham pouco delay - betfair/bet365 stream). Procurar fazer lays em vez de backs, principalmente nos minutos finais (por vezes mais vale fazer lay no Correct Score do que no match odds).

Odd justa
Estou a apostar/ a arriscar muito: so porque a odd sobe muito se nota que a equipa nao esta bem.
Procurar uma odd justa. Apostar quando a odd e justa.

Os 7 passos para a Consistencia
1. Identify my edges.
2. Predefy the risk of every trade.
3. I accept the risk or I am willing to let go of the trade.
4. I act on my edges without reservations or examination.
5. I pay myself has the market makes money available to me.
6. I continually monitor my susceptability to making errors.
7. I accept the importance of these principles and therefore I never violate them.

Pensamentos / Frases de grandes traders:
 → “To begin harvesting a less is more   trading mindset , start thinking about your time on the sideline as a profitable position, instead of thinking that you are missing out on some great opportunity in the market that will never present itself again! Not being in the market is a profitable position!”
 → “Trade less=start making more money and faster!”
 → “Nao deixar os ovos todos no mesmo cesto pois se ha merda partem todos.”
 → “It`s not being write or wrong, its a probability game! Pensar em probabilidades, saber a diferenca entre:
 → GAMBLING   <---->   TRADING.
 → SPENDING     <---->   INVESTING.”
 → “Ninguem sabe o que vai acontecer a seguir, aceitar o risco ou fechar o trade.”
 → “By accepting the randomness of the outcomes –> produce consistent results.”
 → “Its random → turn the odds in your favour.” ; “All trades are random and unique.”
 → “2 situacoes iguais/2 padroes iguais podem ter diferentes conclusoes → cada momento e unico.”

Erros que ja cometi (como todos) e que nao devo cometer outra vez:
→ Apostar em mercados com pouca liquides (e com grandes gaps).
 → Usar stakes maiores que 10% da banca.
 → Desperdicar muito dinheiro com a subida da odd.
 → Nao utilizar o: Nao saber!Nao fazer nada!
 → Fazer apostas so para recuperar responsabilidade.
 → Apanhado fora do mercado quando golo, nao fazer o back a equipa do prognostico por falta de confianca, streams com muito delay, etc...
 → Apostar mesmo vendo uma equipa pouco motivada / excesso de confianca numa equipa.
 → Apostar quando nao se percebe uma tendencia.
 → Apostar back quando o jogo esta muito equilibrado/Apostar em equipas que comecam mal.
 → Apostar seguindo as ideias dos outros / Prognosticos / tips / picks.
 → Falta de confianca (condicionado por reds anteriores, etc...)
 → Streams com muito delay.
 → Apostas punter sem ver o jogo.
 → Ma preparacao do prognostico, streams, mercados (prognostico feito “em cima do joelho”)
 → Esperar para fechar (demorar muito tempo a aceitar red ou green).
 → Escolher muitos jogos e mal (Nao seleccionar pelo menos 2vezes os jogos para o dia/semana).
 → Apostar em jogos comprados/combinados (ligas italianas).
 → Apostar em equipas que jogam com a equipa B / lesionados, jogadores chave for a.
 → Fechar posicao assim que ha golo sempre ( e re-avaliar a situacao e decidir se se deve continuar nesse ou noutros mercados).
 → Saber seguir o sistema e nao andar a inventar, nao andar a fazer testes com stakes altas.

Estar sempre melhorando e corrigindo erros
Caderno das equipas: tomar notas todos os jogos sobre as equipas em jogo.
Ficha de jogos: apontar breve resumo sobre o desempenho das equipas em live e golos, etc.
Notas do controlo emocional: avaliar ojectivamente os pensamentos quando tomando uma decisao num trade.
Lista com as minhas regras/mandamentos: anotar os erros.

Conclusao
A verdade e que nao pode haver um sistema que sirva para todos os jogos, pode haver sim uma base de um sistema simples e flexivel mas nao complexo. Ha sequencias de vitorias e possiveis sequencias de derrotas e nao sabemos quando acabam nem comecam. Quando temos um red e seguir com o sistema, e a unica coisa que podemos fazer e e aquilo que e certo.

Tacticas e metodos no match odds e conjugacao de mercados:

Lay 0-0 HT + Back under 2,5
 → (dobro da stake no under 2,5) e aposta tem que ser feita nos primeiros 5 minutos de jogo.

Lay draw
 → Jogos em que se pense que vao haver golos, nunca a odds acima de 4.

Lay +1,5
Fazer lay +1,5 com o jogo 1-0 ou 0-1 e ir fechando.

Tactica Dazer
 → No inicio de jogo, minuto 0, por:
Back under 2,5
Lay 0-0 HT (quando a odd descer aos 5/10/15/20 minutos)
 → Na segunda parte por:
Lay draw
Back +1,5
 → Esta tactica deve ser utilizada em jogos equilibrados, que nao se esperam muitos golos (principalmente golos nos primeiros 15 minutos). E que tenham mais golos na 2 parte.

Back 2-0 no CS (quando se sofre um golo)
Exemplo: Quando se sofre um golo e se quer deixar o back aberto pode-se fazer o seguinte: exemplo:
Kashima x Iwata
minuto 10 - back Kashima
minuto 15 – golo Iwata
 → Para salvaguardar um 2* golo do Iwata (como tinha feito o back kashima) posso fazer back 0-2.
O back 0-2 cobre a responsabilidade da perda do back ao Kashima.

Back +1,5 (ao intervalo)
Back +1,5 no inicio da 2 parte quando 0-0.

Que fazer quando a odd esta baixa Super Favorito x underdog:
-Clean sheet?  (in-play)
-Win to nill.    (not in-play)
-Win both halfes (not in-play)
-Both teams to score.
-Over/under.
-C/Score: ex:
 --> exemplo: Argentina x Albania: back 3-0 ao super favorito e lay quando se verifica o 3-0 na 2 parte:  back 3-0 @ 10 e lay @ 3.0

Combinacoes de diferentes mercados:
 → Match odds.
 → First goal odds.
 → Correct score.
 → Half time score.

Bons mercados pouco utilizados mas de valor:
Correct Score
Half time score
Clean sheet
Over/Under

Back ou Lay?
Exemplo:
Num jogo 0-0 50£ back/50£ Lay, no caso de golo do adversario:
Back = Loss – 30%/40%
Lay draw = Loss – 30%/40% → Ganho 15£

Correct score (scalping)
 → Prever movimento no mercado.
 → Estar o minimo de tempo possivel no mercado.
 → Ir passando os lucros para todos os resultados possiveis em lances de grande perigo ou quando fazendo 100% nesse resultado.

Lay under 1,5 / 2,5 no Correct:
0-0;1-0;0-1;1-1;2-0;0-2 → Lay estes correct scores ( uns ticks abaixo do valor actual ) → esperar que sejam matched →  teem tendencia para descer.
depois:
 → Ir fazendo back (como proteccao) no resultado que se verifica.
 → Esta tactica rende quando ha muitos golos cedo e com equipas equilibradas.
 → Desvantagens: risco elevado, responsabilidade elevada.

Lay draw (quando o underdog marca primeiro e se espera o empate)
Em vez de fechar na escada do draw fechar com lays na escada do que marca. Em vez de back no draw fazer lay ao que marca.

Tecnica de preparacao dos jogos
As segundas: Construir calendario e dar nota logo.
Todos os dias: Fazer analise aprofundada e seleccionar melhor os jogos a trabalhar.

O sistema, tacticas, conclusoes, etc. estao sempre em constante desenvolvimento, sendo sempre alteradas/melhoradas.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 17:52 por O_Cão »

O_Cão

« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2011, 13:14 »
Algumas fichas que fiz e que me ajudam a organizar e seleccionar os jogos e a elaborar os prognosticos...

Fichas em baixo em anexo para download...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 17:54 por O_Cão »

O_Cão

« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2011, 13:26 »
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 18:16 por O_Cão »

Offline pnf

• *
  • 163
  • -1
    • Ver Perfil
  • Aposto em: FUTEBOL
  • Experiência no mundo das apostas: + de 1 ano
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2011, 13:35 »
BOM. mas muito bom mesmo Cão. 

Muita informação e informação muito útil, muito obrigado pela partilha. obriggado

Offline Angelvs515

• *
  • 60
  • 0
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 2 anos
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2011, 13:37 »
Grande trabalho para toda a comunidade!!!! 

Excelente  obriggado

Artigo de muito valor mesmo!!!

Offline jervis

• *
  • 84
  • 0
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: - de 1 ano
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2011, 14:05 »
UAU! muito obrigado cao! que optima ajuda!!

Keep it up

Online TiagoTomas

• *
  • 341
  • 9
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 5 anos
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2011, 14:36 »
Muito bom mesmo.

Tens algum site que tenha um calendário dos jogos para preparares o resto da semana?

Tipo um calendário dos diversos campeonato com hora e dia de jogo?

O_Cão

« Responder #8 em: 04 de Outubro de 2011, 14:38 »
Muito bom mesmo.

Tens algum site que tenha um calendário dos jogos para preparares o resto da semana?

Tipo um calendário dos diversos campeonato com hora e dia de jogo?

Ou os coupons da Betfair ou o soccerway.com ^-^ C:-)

Offline pauljr

• *
  • 43
  • 0
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: 04 de Outubro de 2011, 14:50 »
Bom isto é muito muito bom. Não qualquer um que partilha assim tanta informação e tanto trabalhinho.
Obrigado Cão ;)

Offline figurinha

• *
  • 18
  • -2
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 2 anos
« Responder #10 em: 04 de Outubro de 2011, 15:02 »
Excelente partilha!
Obrigado

Cumprimentos

Offline Fut.Brasil

• *
  • 48
  • 12
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: 04 de Outubro de 2011, 17:45 »
Deu trabalho escrever isto tudo Cão !  ;D
Vamos ler...
 8)

Offline jervis

• *
  • 84
  • 0
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: 04 de Outubro de 2011, 18:30 »
quem achou o topico util nao se esqueca de dar o "thank you" no primeiro post, no canto superior direito!

Online Dazer

• 3353
  • 540
  • 100% Trader!
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2011, 20:29 »
quem achou o topico util nao se esqueca de dar o "thank you" no primeiro post, no canto superior direito!
x2

Obrigado pela partilha cão!  obriggado
Adere ao nosso grupo privado no facebook: Nao estas autorizado para ver links. Regista-te ou Faz Login

Offline Nuqqinha

• *
  • 79
  • 0
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: 04 de Outubro de 2011, 21:47 »
Obrigado  obriggado

Traders online:
O jogo responsável