Picks Dazer - Trading e Apostas

[Debate 2] - Gestão de banca vs Gestão emocional

Offline Dazer

• 3353
  • 540
  • 100% Trader!
    • Ver Perfil
  • Aposto em: FUTEBOL
  • Experiência no mundo das apostas: + de 5 anos
« em: 29 de Abril de 2013, 19:19 »
Mais um tema para os nossos debates que certamente é também controverso. Pois bem, vamos ser sinceros, grande parte de nós tem uma noção clara que é fácil ganhar dinheiro com o trading. No entanto a maior parte dos traders que conheço não consegue fazer dinheiro a longo prazo. Motivos? Ganância, recuperação de reds descontrolada, etc.

A grande questão aqui é, o que devemos fazer para ganhar dinheiro a longo prazo? Uns irão dizer uma grande gestão de banca, outros um grande controlo emocional, outros ambos. Mas não são ambos a mesma coisa? A minha opinião: NÃO!

Antes de explicar o meu ponto de visto, quero deixar claro uma coisa, não sou o dono da verdade, tudo o que digo é subjetivo, e tem como base os meus anos de trading e a experiência que fui ganhando.

traço Voltando ao tema, para mim uma grande gestão de banca é muito diferente de um grande controlo emocional. Digo isto pois creio que podemos ter um grande controlo emocional e mesmo assim perder dinheiro devido as quantias apostadas. Parece lógico, mas noto que muita gente confunde estes dois aspetos. Creio que ambos os fatores são importantes e estão interligados.

traço Gerir uma banca é muito simples. Sei que existem métodos complicados, onde as % são calculadas ao pormenor, no entanto não vejo que isso seja necessário. Pessoalmente gosto de trabalhar no MÁXIMO com 10% da banca num jogo. E creio que esta quantia é a ideal. Muitos vão dizer que é diferente trabalhar com 20k ou com 20 euros. Sim a responsabilidade é outra, é a única diferença. Não existe desculpa para apostar mais que 10%. O que de fato conta no trading são % e não quantias. Quem não entender isto dificilmente fará dinheiro. Acreditem, hoje 20 euros é pouco, mas 1000 euros mais tarde também o serão. Falo por experiência própria. Nós temos sempre noção que estamos apostar pouco. No entanto é crucial sermos fieis ao nosso método de gestão de banca.

traço A grande questão agora é, o que é mais crucial, uma grande gestão emocional ou uma grande gestão de banca? Para mim, uma grande gestão de banca. Devemos trabalhar como máquinas. Sei que é complicado seguir o método de gestão de banca quando os resultados não ajudam, mas aqui é que se distinguem os 95% dos que perdem dinheiro, dos 5% que ganham. Pensam que não tenho períodos maus? Claro que tenho! No entanto sou fiel a minha gestão de banca. Vejo alguns traders darem uma imagem errada do que isto é. Apenas mostram lucros, parece que reds não existem, reparem, para mim seria melhor e mais fácil manter esse discurso também, ainda para mais sendo a cara deste projeto. No entanto não quero. Prefiro que todos aqui tenham noção que no nosso trajeto vamos perder também algum dinheiro.

traço Resumindo, penso que ambos os fatores são essenciais, no entanto a parte técnica, ou seja a gestão de banca é mais vital. A gestão emocional é muito mais complicada. Poucos traders no mundo conseguem dominar completamente as suas mentes, no entanto a gestão de banca correta complementa pequenas falhas.

traço Deixem a vossa opinião sobre este tema. Falem da vossa experiência.  C:-)

Adere ao nosso grupo privado no facebook: Nao estas autorizado para ver links. Regista-te ou Faz Login

Offline El_dorado

• *
  • 222
  • 12
  • Todos juntos por um Picksdazer melhor!
    • Ver Perfil
Re: [Debate 2] - Gestão de banca vs Gestão emocional
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2013, 19:35 »
Eu acho que ambos estão interligados tb... mas concordo que a gestão emocional é muito complicada, logo uma controlo de banca pode "disfarçar" os nossos erros.  Quero destacar isto que concordo plenamente:

Acreditem, hoje 20 euros é pouco, mas 1000 euros mais tarde também o serão. Falo por experiência própria. Nós temos sempre noção que estamos apostar pouco.
  obriggado

Cada dia tou mais verdinho nisto! 

« Responder #2 em: 29 de Abril de 2013, 19:54 »
Parabéns antes de mais pelo artigo, esta no meu entender 5*, e partilho da mesma opinião. Devemos trabalhar o mais parecido como as máquinas, bem que por vezes aquele feeling que sentimos dá certo, mas apenas a curto prazo. Enquanto não foi fiel á minha gestão de Banca, mês sim mês não, estava arrebentar com a banca, e ainda assim durante largos meses, pois no mês que não arrebentava tirava bons lucros, mas era rastilho curto, com uma gestão de banca rigorosa,( e não só mas como o tema é gestão), hoje posso dizer ainda não tive melhor dia que antes(quando era bota pra frente), mas deixei de precisar de depositar novas bancas e ainda cá estou e prestes a subir a primeira divisão lol
Podemos ter um controlo emocional fantástico mas se não formos fieis á gestão de banca pummmmm

Offline Fut.Brasil

• *
  • 48
  • 12
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: - de 1 ano
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2013, 20:00 »
Ambos estão ligados. Quem tem uma boa Gestão de Banca, tem controle emocional. Quem tem controle emocional, segue uma boa gestão de banca.

Sobre a %, eu ja considero relativo. Ja fiz 298 usd em 1 mês com uma banca de 100 usd, usando 25% de stake por trade. Porque ? Percebi que a cada 3 trades que fazia, errava 1 em média. 25% da stake me garantia lucro a longo prazo.

Hoje, tenho técnica que me permite usar 50% , 60% da minha banca atual em alguns jogos com boa liquidez, ainda assim, me sinto confortável com isso.

Uma frase que aprendi e que eu sigo em qualquer investimento que faço : "O risco não deve ser evitado, mas deve ser administrado."

Seja com 10% , 50% ou 100% da banca como stake, administre seu risco.

Abç
Rodrigo Espindola (Fut.Brasil)  :D

« Responder #4 em: 29 de Abril de 2013, 20:48 »
Concordo que ambos estejam interligados e a acrescer a isto é que temos de ter uma maturidade madura para conseguir não ir atras da tentação, desculpem-me as senhoras mas, eu mais facilmente caio no erro de meter mais dinheiro do que trair a minha namorada  clapq

Ando aos poucos a tentar recuperar o que perdi mas não é facil ter auto-confiança para que isso aconteça.
obrigado a todos.

Offline coutinho2010

• *
  • 96
  • 18
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 1 ano
« Responder #5 em: 29 de Abril de 2013, 23:47 »
Boas a todos,
No meu caso, só me foi possível gerir a banca com rigor absoluto, depois de me mentalizar que sem controlo emocional, é impossível fazer uma boa gestão de banca!
Por mais que se tente, há sempre um dia de descontrolo devido as perdas , logo no meu entender o mais importante para se começar a ganhar dinheiro, não é a gestão de banca, mas sim o controlo emocional. Só depois disso é que vamos poder agir como maquinas, esquecer as perdas e caminhar com um único pensamento, hoje foi um dia mau, mas amanha será diferente em ves de apostar o dobro ou o triplo na aposta seguinte, e quem diz que nunca o fez, mente :). Mentalizar nos que as perdas vão existir sempre, é fruto do controlo emocional e não da gestão de banca. Enquanto isso não acontecer, dificilmente seremos máquinas exterminadoras capazes de usar seja 5%, 10% etc etc
Coutinho ;)

Offline CAVEMEN TRADER

• 1322
  • 152
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2013, 00:05 »
Grande tópico que abriste!

Concordo plenamente contigo... Dois factores essenciais neste mundo do trading. Eu, por exemplo, ainda estou a tentar melhorar em ambas as partes. Por um lado, penso que já consegui abstrair (na maior parte das vezes) das equipas que tenho preferência e ver para que tendência o jogo está a cair. Por outro lado, tento conter na exposição de banca!

Se bem que com o tempo e com os erros é que se vai aprendendo!

Aí esta, o importante será não ver o dinheiro que lá está investido (seja 5€ ou 1000€) mas sim a % que é exposta.

P.S: muito dinheiro que lixei com o meu Sporting! felizmente já ultrapassei essa fase e simplemente nem aposto neles :D

Abraço e parabéns,
André
Quem achar este prognóstico de valor e o for seguir carregue no botão verde no perfil do apostador.

Desta forma aumentámos a reputação dos apostadores mais credíveis.

rrico

« Responder #7 em: 30 de Abril de 2013, 01:10 »
Olá a todos,

Aprendi (depois de umas pedradas) que um não vive sem o outro.

Acredito que será difícil fazer uma gestão de banca sem controle emocional. Assim como acredito que não é fácil ver um red de 90% da banca em uma única aposta e não perder o controle emocional.

Sei que alguns dizem que quando tem muita confiança e plena certeza de tal evento acontecer, não se importam em ter metade ou mais da banca em risco... No meu caso, nestes quase 2 anos de trading, o que aprendi de certeza, é que nenhum evento é certo, ate que de fato ocorra.

Só consegui manter a minha banca em crescimento (ainda que pequeno) quando aprendi de fato a fazer gestão de banca... e depois disto, nunca mais andei perto de perder o controle, porque nunca aposto mais do que estou disposto a perder... simples!

Bons greens
« Última modificação: 30 de Abril de 2013, 01:15 por BRgambler »

Offline maximis

• *
  • 181
  • 7
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 2 anos
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2013, 06:38 »
Bom dia

Antes de mais um grande topico que está muito bom e um tema muito diverso para muitos.

Axo que as 2 coisas não estão interligadas. concordo que a gestão de banca tipo máquina e automatizada para cada aposta é a melhor solução, apostas 10% da banca, e é só esse valor que estás disposto a perder e geres melhor a banca. O controlo emocional é muito dificil de gerir, muitos poucos conseguem um controlo da emoção, mas ai está a diferença dos bons e dos que nunca vão ganhar muito.

Quem não consegue gerir por exemplo 50 euros de banca, tb não vai conseguir gerir 1000 euros, dai e com alguma experiencia que já tenho axar que os 10% da banca são a melhor gestão, e nunca se deve ir atrás de uma apostas perdida. Está perdida, é parar e ver onde se errou e trabalhar para que a proxima já seja ganha.

Abraço a todos

Offline Dazer

• 3353
  • 540
  • 100% Trader!
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2013, 13:38 »
Malta muito bem! Estou a gostar da participação. Assim até motivo abrir mais tópicos destes. Continuem a partilhar as vossas ideias :)

Offline Mika

• 1413
  • 381
    • Ver Perfil
  • Experiência no mundo das apostas: + de 2 anos
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2013, 15:08 »
A meu ver isto é como a velha questão: 'Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?'

Uma boa gestão de banca permite-nos em caso de red não sermos muito afetados psicologicamente e portanto não abala muito o nosso controlo emocional. Por outro lado, o controlo emocional é fundamental para nos mantermos fieis à nossa gestão de banca, não só nos maus momentos como nos bons.

Tenho dito.  ;)

Offline maxgain

• *
  • 32
  • 3
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2013, 16:25 »
De fato a gestão da banca é fator fundamental para fortalecer o controle emocional e vice versa. Já tive experiência anterior onde quebrei pela falta de controle emocional. Tinha uma gestão de banca razoável, em 3 meses consegui quase 1000% da banca inicial, mas passado 1 mês e meio depois quebrei (muito por conta da falta de controle emocional). Ocorreu-me alguns reds que perdi por revezes que me deixaram com a "obrigação" de recuperar a banca. Aí é que reside o perigo e onde os 95% dos traders perdem. Arrisquei demais em jogos duvidosos e com análises incompletas.

Depois das minhas perdas parei uns 5 meses para refletir os erros e me aprofundar no trader esportivo. Essa foi a melhor decisão que tomei, pois permitiu-me conhecer experiências de outros traders (mesmo que virtualmente) e este fórum do qual me tornei seguidor assíduo e,do qual venho aprendendo muito. Aqui sim aprendi a gerir a banca com autoconfiança e concomitantemente com prudência.

Pessoalmente, acho sim que há uma relação intrínseca entre a gestão da banca e do controle emocional além do que considero "pré- trading" que são as analises dos jogos. Com relação ao percentual concordo plenamente com Dazer pois até 10% é um valor considerável mesmo com 20 Euros. Aí mas uma vez entra o controle emocional, a paciência inicial para ganhar poucos cêntimos).

É isso meus amigos, compartilhando opiniões e que fortalecemos nossos conceitos. Adorei este tópico!

Offline TiagoTomas

• *
  • 342
  • 9
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: 01 de Maio de 2013, 00:05 »
Apesar dos 2 estarem de certa forma ligados entre si acho mais importante o controlo emocional...

Podes nao ter nenhum controlo emocional mas se tiveres gestao de banca ao menos ainda podes apostar no proximo jogo :P

Falando da gestao de banca, é algo pessoal e que vai de cada um, mas para quem faz dinheiro nisto acho que é algo que nao liga muito, isto é, usa valores que estao dispostos a perder e nao olha propriamente para a % que estao a usar, ate porque muitos dos poucos que ganham dinheiro nisto usa % de banca muito pequenas (quando falo em banca nao falo na que esta so na betfair como é logico)

Falando de gestao emocional, os inciantes que nao me levem a mal, mas é algo "para inciantes", quem esta nisto a algum tempo (por outras palavras, quem ganha bom dinheiro) ja passou por esta fase a algum tempo e olha para isto dessa forma.
Eu aqui quando falo em gestao emocional falo em quer recuperar as perder num jogo que esteja a dar sem o conhecer, ou entrar noutro tipo de mercado que nao aquele que estamos habituados a trabalhar so para recuperar mais rapidamente esse dinheiro "perdido".

Isto é o modelo de Kübler-Ross que propos uma descrição de cinco estágios discretos pelo qual as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto e a tragédia, da para relacionar isto com a perda de dinheiro:

Os estágios são:

Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."
    Raiva: "Por que eu? Não é justo."
    Negociação e diálogo: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem." (devia de ter fechado a aposta, devia de ter a aposta contraria etc)
    Depressão: "Estou tão triste. Por que me preocupar com qualquer coisa?" (nao quero saber disto para nada, vou largar isto de vez etc)
    Aceitação: "Tudo vai acabar bem." (tudo bem, faz parte da probabilidade perder tambem)

Falando de perdas e que esta relacionado com a gestao emocional, quando se fala em recuperar as perdas nao concordo muito com isso e passo a explicar. Quando temos 1000€ e perdemos 50€ no proximo jogo iremos ter 950€ portanto esquecam os 50€ que perderam, esse dinheiro nao é vosso logo nao ha nada a recuperar, partimos sempre para o proximo jogo para fazer entradas no mercado com EV+ portanto perder faz parte e quando isso acontece é seguir em frente e nao ligar a esse dinheiro. Muitos ate tem jeito para isto mas deve de pensar muito no dinheiro que o perderam e vai afectar os proximos jogos porque o querem recuperar, esquecam isso, perderam paciencia faz parte.

Offline Ermelo

• 87
  • 11
  • Unidos pelo nosso objectivo sair sempre em Green
    • Ver Perfil
    • Facebook
  • Experiência no mundo das apostas: - de 1 ano
« Responder #13 em: 07 de Maio de 2013, 12:18 »

Relativamente a este tema é de facto muito interessante, pois de facto é um dos factores que faz a diferença no trading, no entanto para ser um trader sucesso nao basta só estes 2 factores é necessário ser bom trade" bom método/técnica que gere lucros consistentes" . A minha gestão de banca foi um dos pontos importantes para o meu sucesso. Passo a citar : todos os dias trabalho com a mesma banca e todos os dias levanto os lucros ou ajusto a banca em caso de perda....
A minha forma de abordar o trading é de facto diferente da maior parte do pessoal "trading puro" e a gestão de banca é fundamental para o meu sucesso bem como o controlo emocional.
Para finalizar o trading puro trouxe me algo que nunca imaginei fazer 400% a 1000% da banca é possível se fores bom ou ainda mais basta trabalhar cada jogo sem depender do jogo :D

abraços e é excelente tópico :D

« Responder #14 em: 19 de Junho de 2013, 21:03 »
Boa noite.
Sou novo nestas andanças e da minha pouca experiência, acho que sem controlo emocional não se vai longe,
sempre que perdi o controlo emocional, perco dinheiro, porque tento ir atrás do prejuízo mas sem rigor.
Por isso acho que se não houver  um equilíbrio entre a emoção e a gestão de banca, é muito fácil não se ter lucro.
E já agora gostava de agradecer pelo excelente trabalho que tem efectuado  .
Obrigado

Traders online:
O jogo responsável